O Porto Itapoá será o primeiro terminal portuário do Brasil a contar com a gaiola de peação e despeação modelo gôndola. O equipamento é afixado nos portêineres para manter a segurança dos auxiliares de operações, que são os profissionais responsáveis por destravar ou travar os contêineres a bordo.
Além de potencializar a segurança, a gaiola irá maximizar a velocidade da operação em até 40%, garantindo ainda mais eficiência em nossas operações. Para o gerente de operações do Porto Itapoá, Thiago Santos, a aquisição mostra a constante busca do Terminal em evoluir suas operações. “Entendemos que segurança e eficiência estão diretamente ligadas e por isso temos feito investimentos não só em equipamentos, mas também treinamento da nossa equipe”, comentou.
O equipamento da marca espanhola Tec Container, representada no Brasil pela Rimac, pesa seis toneladas e é chamado tecnicamente de Lashing Cage. Composto de duas plataformas laterais, onde se posicionam os profissionais, a gaiola pode ser aberta entre 23 e 45 pés, proporcional a cerca de 7,5m e 15m, respectivamente. Suporta até dois profissionais em cada lado da gondola (capacidade de 500kg) garantindo melhor agilidade e segurança durante as operações.
Investimento em infraestrutura
Em abril de 2022, o Porto Itapoá adquiriu duas novas empilhadeiras reach stacker, empregadas nas operações no pátio do terminal. O objetivo é potencializar o atendimento entre navio e o pátio, complementando as operações com o RTG, um guindaste móvel, usado em operações dentro de portos para movimentar e empilhar os contêineres.
Os equipamentos da marca Kalmar têm capacidade de levantar 45 toneladas nos spreaders e possuem uma série de tecnologias para a segurança do operador. O porto já contava com três equipamentos similares.
Também foram adquiridos mais cinco RTGs, um guindaste móvel sobre pneus, próprio para movimentação de contêineres no pátio. O terminal já conta com 17 destes equipamentos, da marca ZPMC, mas os novos serão operados por controle remoto – o Porto Itapoá será o primeiro do Brasil a contar com essa tecnologia. A entrega destas máquinas será em janeiro de 2023.
Outra importante aquisição são os nove caminhões terminal tractors (TTs) – que chegam em julho -, além de nove buggies, as “carretas” dos TTs – que já chegaram. Os veículos juntam-se à frota de 40 unidades, da marca Rucker, que podem carregar, cada um, 65 toneladas, equivalente a dois contêineres de 20 pés.
Da Redação PORTOS E LOGÍSTICA 11 Julho 2022